
Relatório apresentado por Blandina Viana apontou que, atualmente, já estão em desenvolvimento no município chapadense atividades de pesquisa e extensão de cinco unidades da Ufba. “O campus da universidade em Lençóis teria sua figura institucional em um Instituto multidisciplinar vocacionado ao ensino, à pesquisa e à extensão e que tenha como foco principal o conjunto do patrimônio ambiental e cultural da Chapada Diamantina”, disse a professora.
A reitora destacou que já existe no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufba menção a esse respeito, mas que a matéria ainda deveria entrar em pauta de votação do Conselho Universitário (Consuni). Dora Leal citou o fato de que o o governo federal suspendeu temporariamente a criação de novas universidades federais, mas que uma universidade teria autonomia para criar um campus dessa natureza.

Durante a audiência, a prefeita Moema entregou à reitora documento em que se compromete a fornecer o terreno para implantação do campus. “A implantação do campus da Ufba em Lençóis conta com total apoio da prefeitura e do empresariado local”, assegurou Moema Maciel. Segundo ela, o espaço em que funcionaria o campus será doado pelo empresário Dionísio Martins e situa-se no distrito de Octaviano Alves, vizinho ao aeroporto de Lençóis.
Para Alice Portugal, a região representa o maior déficit de ensino superior público do Estado. “Um campus da Ufba em Lençóis funcionaria como um berço para a criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD), cujo projeto de lei (4.094/2012), de autoria do deputado Afonso Florence e relatado por mim, tramita na Câmara dos Deputados”, disse. Em 24/04, o parecer favorável de Alice ao PL 4.094/12 foi aprovado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara.
"A ideia é antiga. Passamos 60 anos somente com a Universidade Federal da Bahia. Nos últimos 12 anos, o cenário vem mudando e tivemos a Universidade Federal do Recôncavo Baiano; a Universidade do Sul e a do Extremo Sul também foram aprovadas e a UFBA implantou células no Sudoeste, como em Vitória da Conquista, e Camaçari, sem falar da Unilab, em São Francisco do Conde. Ficou faltando a Chapada Diamantina", concluiu a parlamentar, que pretende criar uma frente suprapartidária e intermunicipal para impulsionar o ensino superior público na região.
De Salvador,
Susana Hamilton