O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (COREN-BA) reuniu centenas de profissionais na abertura do Seminário “A Ética e o Trabalho em Enfermagem” no salão Yemanjá, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O evento reuniu enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem e também serviu como ato de diplomação dos novos Conselheiros e Conselheiras do COREN-BA para o triênio 2012/2014.  

Presidenta do COREN-Bahia, Maria Luisa de Castro AlmeidaA deputada federal Alice Portugal (PCdoB), justificou a ausência ao evento em correspondência enviada para a presidenta do COREN-Bahia, Maria Luisa de Castro Almeida. Na oportunidade,  a deputada saudou a nova direção deste importante Conselho de classe.  “Desejo-lhes todo o êxito na gestão que ora se inicia. Cumprimento auxiliares, técnicos e enfermeiros de nível superior, neste momento de unidade e em especial pela coragem de apresentar a esta numerosa categoria, o novo e efetivo modo de se representar uma categoria”.

Alice também destacou a importância da “enfermagem, em todas as suas modalidades, que atua decisivamente na guarda da saúde da população e em defesa do nosso Sistema Único de Saúde”. Atualmente, são cadastrados ao COREN-BA cerca de 95 mil profissionais de enfermagem entre auxiliares, técnicos e enfermeiros.

Alice Portugal na defesa da enfermagem e a saúde pública brasileira participando do ato pela aprovação da jornada de 30h para enfermagem, em 2012A deputada também reafirmou seu compromisso com a categoria, em relação às lutas, em especial na defesa da implantação da jornada de 30 horas semanais e do seu piso salarial nacional. “Incorporo-me a grita nacional de exigência da votação urgente de ambas as matérias pela Câmara dos Deputados”, disse.

Por fim, colocou mais uma vez o mandato à disposição, “contem com nosso mandato popular para juntos honrarmos a enfermagem e a saúde pública brasileira”.

Seminário  – Com o lema “A Ética e o Trabalho em Enfermagem” os profissionais de enfermagem discutiram  temas como “A ética no espaço de formação e atuação da enfermagem no processo de cuidar” e “Estratégia Saúde da Família como um espaço de construção da cidadania: a ótica da bioética social”. A Conferência Magna foi feita pelo Secretário do COFEN, Dr. Gelson Albuquerque, que falou sobre “Ética e Cidadania”.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!