
Olívia Santana, o prefeito Jabes Ribeiro e o vereador Josevaldo, entre outras autoridades – Foto Alfredo Filho
Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (7) o Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM de Ilhéus (BA), um instrumento integrante do sistema de políticas públicas que visa dar apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. A cerimônia de inauguração contou com a presença da secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, do prefeito e vice-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro e Carlos Machado, respectivamente, do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, da presidenta do Conselho Municipal da Mulher de Ilhéus, Paula Trindade, da delegada da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) da cidade, Márcia Resende, além dos vereadores Josevaldo Viana e Nerival Reis, entre outras autoridades.
A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) destinou ao CRAM de Ilhéus emenda parlamentar no valor global de R$ 143.935,80, que garantiu a equipação do espaço e a compra de um veículo. Para a deputada, que é uma das parlamentares mais destacadas na luta pelo fim da violência contra a mulher, é fundamental investir nas políticas públicas que rompam por completo o ciclo de violência contra as mulheres com a ampliação e implementação de serviços especializados de atendimento à mulher.
No local, serão oferecidos às mulheres vítimas de violência atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico, a partir do trabalho de uma equipe multidisciplinar. A ideia é proporcionar os encaminhamentos necessários e a superação da situação de violência ocorrida, contribuindo para o fortalecimento desta mulher e o resgate da sua cidadania.
A inauguração do espaço faz parte da programação da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA). A implementação do CRAM no estado da Bahia faz parte do projeto “Por uma vida sem violência”, que é fruto de convênios firmados entre a SPM-BA e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.
Os municípios de Porto Seguro, Itaberaba e Teixeira de Freitas também foram beneficiados com o projeto. No próximo dia 10, será a vez da cidade de Barreiras inaugurar o seu CRAM.
Clique aqui e confira as fotos da inauguração do CRAM da cidade de Ilhéus (Fotos: Alfredo Filho).