A deputada Alice Portugal participou, na manhã desta sexta-feira (10), do ato de entrega da reforma e ampliação da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O evento aconteceu no campus da Faculdade e contou com a participação do reitor da UFBA, João Carlos Salles, do vice-reitor, Cesar Miguez de Oliveira, da ex-reitora, Dora Leal Rosa, da diretora e da vice-diretora da Faculdade de Farmácia da UFBA, Eliete da Silva Bispo e Tânia Fraga Barros, respectivamente, do superintendente de Meio Ambiente e Infraestrutura, Fábio Macêdo Velame, além de alunos e de atuais e ex-docentes da casa.

Visivelmente emocionada, Alice Portugal discursou sobre a sua história com a Faculdade de Farmácia, desde a sua 1ª inauguração, em 1981, quando era dirigente do diretório acadêmico Ferreira Gomes e instalou a primeira placa do campus de Farmácia. “Escolhemos aquela primeira placa sob a minha lavra e hoje está placa vem sob a lavra da democracia universitária”. Para Alice a farmácia não é somente uma opção profissional, ela é uma opção de vida em relação a uma vocação de um saber milenar.

A parlamentar destacou ainda a importância da profissão de farmacêutico e suas especialidades, assim como, a necessidade de dá uma maior visibilidade à essa carreira. “Aprovamos a lei que garante a elevação de farmácia à condição de estabelecimento de saúde, assistência farmacêutica e assistência à saúde, no ano passado e há poucos dias aprovamos o projeto que garante que o farmacêutico esteja não só na farmácia, mas em todos os dispensatórios de medicamentos, o que nos insere definitivamente no programa de saúde da família e em outras áreas de dispensação de medicamentos em nosso país”.

    A Faculdade de Farmácia da UFBA, após as obras realizadas, teve o aumento em 10% no número de vagas para o curso diurno – onde atualmente são ofertadas 140 vagas anuais – e a criação do curso noturno, com entrada anual de 120 alunos.

A deputada apoia e ajuda a faculdade como pode e considera a instituição a pedra fundamental da construção de sua cidadania. “Eu tenho como deputada federal, farmacêutica, constituído todo ano emenda de orçamento para a nossa unidade, que varia de valores e de setores a serem aplicados”.

A ampliação, que foi uma demanda para atender ao projeto REUNI – Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, construiu também o novo espaço do Laboratório de Análises Clínicas, que atualmente faz 200 exames dia em pacientes do SUS.

De Salvador,

Juliana Geambastiani

Pin It on Pinterest

Compartilhe!