Na última terça-feira (8/5), tomaram posse os novos membros da sociedade civil que vão integrar o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) no biênio 2012/2013. Ao todo foram eleitos 40 conselheiros titulares e suplentes que representam movimentos, associações, organizações, redes, fóruns e entidades de apoio às políticas públicas de Juventude.
Além da posse dos novos conselheiros foi realizada a eleição para os cargos de presidente e vice-presidente do Conjuve, que são alternados no biênio entre representantes do governo e da sociedade civil. Em 2012, a presidência fica com Ângela Guimarães, que ocupava a vice-presidência do Conselho, cargo assumido agora pela conselheira da sociedade civil, Rebeca Ribas, que representa o Instituto Aliança.
A nova presidenta tem uma grande história de militância, já percorreu o Brasil e o mundo para lutar pelos direitos dos jovens e dos negros. Ângela Guimarães é baiana, militante do movimento estudantil, foi coordenadora do DCE da UFBA, é membro da executiva nacional da UNEGRO, presidiu a UJS em Salvador, foi membro da executiva estadual e é socióloga. Além de um currículo extenso, Ângela acumula muita experiência e altíssimo gabarito.
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB), que teve participação ativa na luta pela criação da Política Nacional de Juventude no governo Lula, que culminou com a instituição do Conselho Nacional de Juventude e da Secretaria Nacional de Juventude, parabenizou à nova presidenta do Conjuve. “Ângela desenvolveu na Bahia uma liderança de alta qualidade. Muito nos orgulha esse novo feito. Certamente, dará um novo brilho, um brilho feminino e uma qualificação indiscutível a essa Conselho que orienta as políticas de juventude no âmbito do executivo”, afirmou.
É a primeira vez que o CONJUVE vai ser presidido por uma mulher desde a sua criação em 2005. Ângela Guimarães também é professora e cientista social. Para ela “serão muitos os desafios, e as conquistas se darão na medida em que reunamos força para aglutinar cada vez mais gente em torno dessa pauta!” afirmou a nova presidenta do conselho.
Estiveram presentes a solenidade o ministro em exercício da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG), Rogério Sottili, representando o ministro Gilberto Carvalho; da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo; do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina; do ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, da ministra da Cultura, Ana de Holanda e do ministro interino do Esporte, Vicente Neto, entre outros representantes do governo federal e da sociedade civil, que são parceiros da Secretaria Nacional de Juventude na execução das políticas juvenis.
com informações do www.juventude.gov.br
Fotos: Renato Fernandes Alves/MTE