PCdoB debate conjuntura poltica com pases rabes - Alice Portugal
Twitter Facebook Rss Nosso Canal de Vídeos no Youtube

PCdoB debate conjuntura poltica com pases rabes

Notícia Postada em 04/10/2017 as 10:03:02 hs
por: Ascom
Fotos: Richard Silva/PCdoB na Câmara
 
Uma delegação do PCdoB, chefiada pela presidente nacional Luciana Santos, esteve hoje (04/10) em reunião com embaixadores de países árabes em Brasília. A líder da Bancada na Câmara, Alice Portugal (PCdoB-BA), e os deputados federais do PCdoB Jandira Feghali (RJ), Moisés Diniz (AC), Professora Marcivânia (AP), Orlando Silva (SP), Assis Melo (RS) e Davidson Magalhães (BA) também participaram do encontro.
 
O anfitrião da reunião foi o Embaixador da Palestina, Ibrahim Mohamed Khalin Alzeben, que abriu as portas da nova Embaixada do Estado da Palestina em Brasília, uma belíssima réplica da Mesquita de Al Aqsa de Jerusalém.
Ao agradecer o convite, a presidente Luciana Santos fez uma larga exposição da situação do Brasil após um ano do golpe parlamentar que retirou o mandato popular da então presidenta da República Dilma Rousseff. Segundo Luciana, neste período, o país aprofundou o desemprego e a recessão econômica, perdeu o vigor e a pujança de suas Relações Exteriores, parte para um processo de desnacionalização de importantes e estratégicos setores nacionais, ampliou sua desindustrialização, proliferou os cortes dos programas sociais, voltou ao mapa da fome, vive uma escalada de violência urbana. Tudo isso sem falar da profunda desestabilização do seu regime democrático.
 
Já Alice Portugal falou sobre o papel que os parlamentares do PCdoB têm desempenhado dentro da Câmara e do Senado. Em um processo de resistência ativa, os parlamentares prosseguem na defesa do povo e dos trabalhadores brasileiros, tentam evitar maiores cortes nos investimentos sociais, privatizações, prejuízos às leis laborais e de previdência. Seguem atuando em compasso com a solidariedade internacional aos povos, como o povo Palestino e denunciando os crimes de guerra, como os cometidos contra a Síria e a desestabilização de países soberanos, como a Venezuela.
 
Embaixadores do Iraque, da Jordânia e da Palestina agradeceram a presença dos parlamentares comunistas, bem como as valiosas informações prestadas sobre a atual conjuntura do Brasil. O Embaixador do Iraque agradeceu o encontro e expôs a preocupação de seu país com a atual situação no Oriente Médio, com persistente desestabilização promovida por Israel.
 
O Embaixador da Jordânia parabenizou o PCdoB pela expressiva participação de mulheres entre os quadros mais destacados do partido e pela permanente solidariedade dos comunistas com as causas caras à região, dando como exemplo o apoio ao povo palestino. O embaixador da Palestina aproveitou para informar sobre a proximidade do dia 29 de novembro, data que em 2017 completa 70 anos da partilha da Palestina realizada pela ONU, e aproveitou para pedir o empenho do PCdoB para que a data seja lembrada no parlamento brasileiro.
 
A reunião teve a participação dos Embaixadores do Catar, Mohammed Ahmed Hassan Alhayki, da Jordânia, Malek Twal, da Líbia, Khaled Zayed Ramadan Dahan, do Egito, Alaaeldin Wagih Roushdy do Iraque, Arshad Omar Esmaeel, do Marrocos, Nabil Adghoghi, da Tunísia Mohamed Hedi Soltani, do Sudão, Amad Hamood Salim Al Abri, da Liga Árabe, Nacer Alem e os ministros-conselheiros das Embaixadas da Argélia, Messaoud Akroum, da Mauritânia, Baba Bachir e do Kuweit, Abd El Aziz El Azmi.
 
Pelo Comitê Central do PCdoB, estiveram presentes Augusto Madeira e Ana Prestes. Os assessores Marcos Tenório e Pedro Oliveira acompanharam a discussão.
 
Fonte: PCdoB na Câmara
 

Mais Notcias

AGENDA

Contatos

Gabinete em Braslia-DF
Cmara dos Deputados - Anexo IV - Gab 420 - CEP 70160-900
Fones: (61) 3215-5420 / (61) 3215-3420 -
Fax (61) 3215-2420

Escritrio Poltico em Salvador-BA
Avenida Anita Garibaldi
Edifcio Ernesto Weckerle, n 1279, Sala 302.
Federao - Salvador Bahia - CEP 40210-750
Fone: (71) 3331-5792 / Fax (71) 3237-5294
imprensa.aliceportugal@gmail.com