V Encontro Estadual de Mulheres rene comunistas baianas - Alice Portugal
Twitter Facebook Rss Nosso Canal de Vídeos no Youtube

V Encontro Estadual de Mulheres rene comunistas baianas

Notícia Postada em 25/09/2017 as 13:02:35 hs
por: Ascom
 
Mulheres filiadas de toda a Bahia participaram nesse fim de semana (22 e 23/09) do V Encontro Estadual de Mulheres do PCdoB. A atividade, realizada no auditório do Sinpojud, em Salvador, discutiu as teses do 14º Congresso Nacional do PCdoB que acontecerá em Brasília entre 17 e 19 de novembro. Foram debatidos temas como a organização da participação das comunistas na luta por direitos, no combate às desigualdades de gênero e na ampliação da ocupação nos espaços de decisão.
 
“Nós somos a maioria da população brasileira, mas somos minoria nos espaços de poder. Nós tivemos um golpe no país, contra uma mulher. E agora somos as principais vítimas das reformas trabalhista, previdenciária e política.  São reformas conservadoras e machistas. Precisamos reagir", afirma a deputada federal, líder do PCdoB na Câmara, Alice Portugal, secretária Estadual de Mulheres do partido. 
 
A secretária nacional de Mulheres do PCdoB, Liege Rocha, apresentou a tese do partido, que trata, em um dos seus tópicos, da valorização do papel das mulheres na estrutura partidária, nas ações políticas e no fortalecimento do protagonismo feminino em todas as esferas da vida da nação. "Quando acontece o retrocesso da democracia, a condição da mulher não avança.  Precisamos assegurar mais representatividade, mais autonomia na família e equidade no trabalho."
 
Hoje no PCdoB Bahia, dos 48.713 total de filiados (as) no Sistema Rede Vermelho, 19.533 são mulheres, o que equivale a 40% dos filiados (as), mas nas 17 cidades acima de 100 mil habitantes, apenas 6 são dirigidas por mulheres. Nas 31 cidades acima de 50 mil habitantes, só 7 são dirigidas por mulheres. Dos 13 prefeitos eleitos (as) , temos 1 mulher. Entre 211 vereadores vereadores eleitos (as), 23 são mulheres, o que equivale a apenas 10,9%. Dos 18 vice-prefeitos (as), 3 são mulheres. “Ainda encontramos reuniões do partido sem a presença de mulheres. Nós precisamos nos comprometer e participar para garantir essa representatividade, precisamos construir quadros políticos femininos", disse Daniele Costa, secretária Estadual de Organização do Partido.
 
Quatro vereadoras estiveram no Encontro. Aladilce Souza, de Salvador; Nildma Ribeiro, de Vitória da Conquista; Verônica Barbosa, de Amélia Rodrigues, e Professora Ilza, de Cruz das Almas.
 
Para Julieta Palmeira, secretária estadual de Políticas para as Mulheres, a paridade dentro da estrutura partidária é fundamental. “Precisamos de atitude e educação para dar mais celeridade e superar as desigualdades de gênero. Nós precisamos buscar políticas estruturante para as mulheres, precisamos entender que democratizar o estado brasileiro implica em considerar uma reforma política que contemple as mulheres. Nós somos a maioria da população."
 
Ato Político
 
Na mesa de abertura do encontro, realizada na noite dessa sexta-feira (22), estiveram presentes a secretária Estadual da SETRE, Olívia Santana; Pascoal Carneiro, presidente estadual da CTB-BA; Rosa de Souza, vice-presidenta da CTB-BA; Natália Gonçalves,  presidenta da UBM; Aline Lima, presidente da UJS.
 

Mais Notcias

AGENDA

Contatos

Gabinete em Braslia-DF
Cmara dos Deputados - Anexo IV - Gab 420 - CEP 70160-900
Fones: (61) 3215-5420 / (61) 3215-3420 -
Fax (61) 3215-2420

Escritrio Poltico em Salvador-BA
Avenida Anita Garibaldi
Edifcio Ernesto Weckerle, n 1279, Sala 302.
Federao - Salvador Bahia - CEP 40210-750
Fone: (71) 3331-5792 / Fax (71) 3237-5294
imprensa.aliceportugal@gmail.com