A UNE tem a sua digital impressa nas mais importantes lutas do povo brasileiro, diz Alice - Alice Portugal
Twitter Facebook Rss Nosso Canal de Vídeos no Youtube

A UNE tem a sua digital impressa nas mais importantes lutas do povo brasileiro, diz Alice

Notícia Postada em 10/08/2017 as 16:48:58 hs
por: Ascom
A deputada participou da sessão especial do Congresso que comemorou os 80 anos da entidade
 
Líder Alice com a presidenta da UNE, Marianna Dias
 
A líder do PCdoB na Câmara, deputada Alice Portugal, participou na manhã desta quinta-feira (10) da sessão solene do Congresso Nacional em homenagem aos 80 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE). Uma das principais representantes da juventude no Parlamento, Alice destacou o protagonismo dos estudantes nas conquistas do povo brasileiro.
 
“A UNE tem a sua digital impressa nas mais importantes lutas do povo brasileiro: na campanha ‘O Petróleo é Nosso’, pelas ‘Diretas Já’, pela Constituinte, pela anistia, pela democracia universitária e nas lutas atuais de 2003 a 2016, que foram grandes vitórias que hoje lutamos para não serem defenestradas. Nós do PCdoB nos orgulhamos dos nossos quadros que participam dessa entidade plural, diversa e atual na luta democrática e pela juventude brasileira. Eu que vim desta batalha da sua reconstrução em 1979, digo a vocês: a UNE continua sendo a nossa voz”, disse a deputada na sessão.  

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Em seu discurso, a presidenta da UNE, a baiana Marianna Dias, eleita no 55º Congresso da entidade, realizado em julho, defendeu eleições diretas e prometeu lutar pela universidade pública. “Hoje somos uma UNE de 7 milhões de estudantes universitários. Temos a coragem de dizer que somos a UNE do Fora, Temer, que defende a soberania do nosso país e que resistirá para que a universidade pública continue sendo um patrimônio inegociável do povo brasileiro. Não permitiremos que nenhum ataque seja feito sobre ela: nem cobrança de mensalidade, nem sucateamento, nem privatização”, ressaltou a presidenta. 
 
Representando os ex-presidentes da UNE, o ex-deputado federal por Goiás Aldo Arantes (PCdoB), que dirigiu a entidade em 1961-62, falou da tarefa atual dos estudantes. “A tarefa hoje tem a ver com a necessidade de soprar a brasa da rebeldia da juventude, de retomar a história de luta da juventude. Marianna, você e a atual direção da UNE têm a responsabilidade de atingir as amplas classes estudantis. É necessário reintroduzir na juventude a consciência crítica”, afirmou.
 
A sessão solene foi proposta pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). Confira a íntegra do discurso da líder Alice no evento: 
 

Com informações da Agência Senado
 
 
 
 

Mais Notcias

AGENDA

Contatos

Gabinete em Braslia-DF
Cmara dos Deputados - Anexo IV - Gab 420 - CEP 70160-900
Fones: (61) 3215-5420 / (61) 3215-3420 -
Fax (61) 3215-2420

Escritrio Poltico em Salvador-BA
Avenida Anita Garibaldi
Edifcio Ernesto Weckerle, n 1279, Sala 302.
Federao - Salvador Bahia - CEP 40210-750
Fone: (71) 3331-5792 / Fax (71) 3237-5294
imprensa.aliceportugal@gmail.com