Alice prope reunir Bancada da Bahia em defesa das universidades federais baianas - Alice Portugal
Twitter Facebook Rss Nosso Canal de Vídeos no Youtube

Alice prope reunir Bancada da Bahia em defesa das universidades federais baianas

Notícia Postada em 09/08/2017 as 12:47:06 hs
por: Ascom
Foto: Álvaro Portugal/PCdoB na Câmara
 
 
Durante café da manhã realizado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) com os deputados baianos, em Brasília, nesta quarta-feira (09/08), a deputada Alice Portugal, líder do PCdoB na Câmara, propôs reunir a Bancada em defesa das universidades federais baianas, que passam por uma séria crise financeira. Ela sugeriu que os deputados baianos destinassem uma emenda de Bancada de maior valor para a UFRB. 
 
Em seus 12 anos de história, a UFRB tem muito o que comemorar. A universidade possui nota 4 no Enade e tem alto índice de inclusão de negros e pessoas de baixa renda no ensino superior, pois 83,4% de seus estudantes são autodeclarados negros e 82% são oriundos de famílias com renda total de até um salário mínimo e meio. Alice participou de todo processo de criação da instituição e continua na luta pela sua consolidação. Ela acredita que a Bancada da Bahia tem que tomar uma posição suprapartidária e ter como foco a garantia do fortalecimento da UFRB, que enfrenta problemas financeiros para a consolidação de projetos, como o restaurante universitário. 
 
“A retenção de 30% dos recursos das instituições federais é muito preocupante. Para que não tenhamos surpresas do fechamento de alguma das seis universidades baianas, precisamos reunir a Bancada de forma suprapartidária, pactuarmos uma conduta e irmos ao Ministro da Educação para tratar da crise financeira que passam essas instituições, porque se há um avanço na Bahia nesses anos foi a extensão universitária e dos institutos federais”, disse Alice, que parabenizou o reitor Silvio Luiz Soglia pelo trabalho que desenvolve na UFRB.
 
A reunião contou com a presença do prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, do prefeito de Cruz das Almas, Orlando Peixoto, do prefeito de Santo Amaro, Flaviano Bomfim, do secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, da Pró-reitora de Extensão da UFRB, Tatiana Velloso, do Pró-reitor de Planejamento, José Mascarenhas, do vereador de Santo Antônio de Jesus, Uberdan, e do diretor-geral do Iderb, Flávio Gonçalves, e dos assessores Valdiria Rocha e Cesar Velame. O coordenador da Bancada, deputado Félix Mendonça, se comprometeu em agendar essa reunião dos deputados baianos como sugeriu a deputada Alice. 
 
Na parte da tarde, a Bancada voltou a se reunir e ficou definido que na próxima semana os parlamentares irão até o presidente Michel Temer para solicitar informações sobre o empréstimo junto ao Banco do Brasil para o Estado da Bahia e discutir sobre a crise financeira das universidades federais. 
 
 
Confira o discurso da deputada Alice no café da manhã:
 

Mais Notcias

AGENDA

Contatos

Gabinete em Braslia-DF
Cmara dos Deputados - Anexo IV - Gab 420 - CEP 70160-900
Fones: (61) 3215-5420 / (61) 3215-3420 -
Fax (61) 3215-2420

Escritrio Poltico em Salvador-BA
Avenida Anita Garibaldi
Edifcio Ernesto Weckerle, n 1279, Sala 302.
Federao - Salvador Bahia - CEP 40210-750
Fone: (71) 3331-5792 / Fax (71) 3237-5294
imprensa.aliceportugal@gmail.com