Alice defende que universidades e institutos federais sejam retirados dos impactos da lei do Teto de Gastos - Alice Portugal
Twitter Facebook Rss Nosso Canal de Vídeos no Youtube

Alice defende que universidades e institutos federais sejam retirados dos impactos da lei do Teto de Gastos

Notícia Postada em 13/07/2017 as 15:21:38 hs
por: Ascom
 
 
A líder do PCdoB na Câmara, deputada Alice Portugal, participou nesta quinta-feira (13/07) de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara que discutiu os impactos da redução do orçamento das Instituições Federais de Educação Superior. No evento, Alice destacou a situação dramática que passam as universidades e os institutos federais brasileiros, que estão com dificuldades para fechar as contas desse ano. A audiência foi proposta pelo deputado Glauber Braga. 
 
“Sou testemunha desse processo de expansão universitária. Com muita honra, fui relatora nesta Comissão de uma série de projetos de expansão e criação de universidades, mas o contingenciamento com a PEC do Teto de Gastos pegou o Brasil de surpresa, nos deserdou e constituiu um impacto, que levará à estagnação”, disse a deputada.
 
Alice afirmou que é preciso desonerar as universidades e os institutos federais, pois os cortes impactam na oferta de concursos, na assistência estudantil e nas bibliotecas. “Além disso, será recurso a menos para garantir remuneração justa de servidores e docentes que estão sacrificados, com acordos não cumprimos e planos defasados. O MEC tinha que se alinhar com os interesses das universidades e institutos federais e não jogar no time do mercado financeiro. Infelizmente, esse governo ilegítimo acabou levando para o ralo conquistas do povo e da educação brasileira”, destacou.
 
A mesa de debate contou com a presença do coordenador-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA), Rogério Fagundes; da presidenta da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (UNDIFES), Angela Maria Paiva Cruz; do coordenador na Câmara de Administração e Planejamento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), Uberlando Tiburtino Leite; do secretário substituto da Setec/MEC, Geraldo Andrade; e do secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes), Gustavo Balduino.
 
Confira a íntegra do discurso da líder Alice na audiência:
 

Mais Notcias

AGENDA

Contatos

Gabinete em Braslia-DF
Cmara dos Deputados - Anexo IV - Gab 420 - CEP 70160-900
Fones: (61) 3215-5420 / (61) 3215-3420 -
Fax (61) 3215-2420

Escritrio Poltico em Salvador-BA
Avenida Anita Garibaldi
Edifcio Ernesto Weckerle, n 1279, Sala 302.
Federao - Salvador Bahia - CEP 40210-750
Fone: (71) 3331-5792 / Fax (71) 3237-5294
imprensa.aliceportugal@gmail.com